Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Ágoras - Revista Científica do G-TEIA tem como missão contribuir para a difusão do conhecimento transdisciplinar produzindo dentro e fora das instituições de ensino superior.

Neste passo, a revista pretende colaborar para o cumprimento da missão do Grupo Transcisciplinar de Estudos Interinstitucionais (G-TEIA), a qual consiste em incentivar a pesquisa nas áreas do Direito Ambiental, da Bioética e do Biodireito, dando sua contribuição à pesquisa jurídica e filosófica de temas que envolvam a ética nas ciências, tomando como referenciais teóricos o pensamento ecológico e a ética da responsabilidade.

Ademais, a revista quer contribuir de forma significativa para incentivar a pesquisa acadêmica nas áreas da Filosofia do Direito e da Psicologia, oportunizando a divulgação de pesquisas transdisciplinares que envolvam a compreensão do homem nas ciências, tomando como referencial teórico o pensamento complexo.

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista adota o sistema da avaliação por dois parecistas externos ad hoc, nomeados de acordo com a área temática do artigo, os quais possuem, no mínimo, o título de mestre.

O sistema de revisão em regime de duplo-cego (Double Blind Review), adotado pela revista, garante que os autores nunca saibam que foram os Avaliadores, e os Avaliadores também não saibam quem são os autores.

Através deste sistema, a revista atende às mais rigorosas normas científicas exigidas pelos órgãos nacionais e internacionais de indexação de periódicos científicos.

 

Periodicidade

A publicação terá periodiocidade semestral, com uma edição em julho e outra em dezembro de cada ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Conselho Editorial

Flávio José Moreira Gonçalves

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Bacharel em Direito (UFC), Mestre em Direito (UFC), com aperfeiçoamento na Universitá degli Studi di Pisa (Itália) e Mestre em Filosofia (UECE), Doutor em Educação (UFC)

Fundador e Coordenador do Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais (G-TEIA) e do Núcleo Interdisciplinar em Direito e Dramaturgia (NIDIDRA)

 

Igor de Moraes Paim
Professor de Biologia do IFCE (Instituto Federal do Ceará/ Campus Crateús)
Biólogo (UFC). Bacharel em Direito (UFC)
Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA). Doutor em Educação (Unesp)

 

Conselho de Pareceristas Externos

Antonio Torquilho Praxedes
Doutorando em "Direito, Justiça e Cidadania no Séc. XXI", no programa interdisciplinar desenvolvido pelas faculdades de Economia e de Direito da Universidade de Coimbra (2007-2010), com área de concentração em "Teoria do Estado, do Direito e da Administração Pública". Possui pós-graduação (especialização e mestrado) em Ciências Jurídico-Comunitárias pela Universidade de Coimbra (2005), pós-graduação (especialização) em Processo Administrativo pela Universidade Federal do Ceará (UFC - 2002) e graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR - 2000). Atualmente, é professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Cláudia Battestin
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com Bolsa CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciada em Filosofia pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Integrante do Grupo de pesquisa FEPráxiS - Filosofia, Educação e Práxis Social e da linha de pesquisa Filosofia e História da Educação. Faz parte da Rede Acadêmica Internacional do Conhecimento da Universidade de Santiago do Chile.

Edilson Baltazar Barreira Júnior
Possui Bacharelado (1989) e Licenciatura Plena (1997) em Teologia pelo Seminário Batista do Cariri, Licenciatura Plena (1996) e Bacharelado (1997) em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, Licenciatura Plena (1997) e Bacharelado (1999) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Metodologia da Compreensão Existencial (1992) e Especialização em Sociologia (1999) pela Universidade Federal do Ceará, Especialização em Gestão Pública (1999) pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, é professor na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará.

Emanuel de Abreu Pessoa
Sócio-gerente do escritório Aragão e Pessoa Advogados Associados, LL.M Harvard Law School 2011/2012 Candidate, Bolsista da Fundação Estudar, Bolsista do Instituto Ling, Mestre em Direito Constitucional pela UFC, ex-bolsista do CNPq, ex-bolsista do Programa em Iniciação à Docência da UFC, Bacharel em Direito pela UFC, ex-Professor da UFC, ex-Professor da FA7.

Harim de Britto Lyra Neto
Professor da Faculdade Escritor Osman da Costa Lins (FACOL). Pesquisador Colaborador no Laboratório de Filosofia (LABFIL) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Filosofia (UFPE)

Jelson Oliveira
Professor do programa de pós-graduação em filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Diretor do Curso de Filosofia da UFPR. Graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (1999). Especialista em Sociologia Política. Mestre em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela UFPR (2004). Professor da Pontíficia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCr)

José Júlio Martins Tôrres
Professor da Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Doutorando em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Membro do Laboratório de Estudos sobre Ócio, Trabalho e Tempo Livre (OTIUM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza Membro do Grupo de Pesquisa "A Experiência de Ócio na Contemporaneidade". Mestre em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991). Especialista em Educação Biocêntrica Universidade Vale do Acaraú em parceria com Centro de Desenvolvimento Humano e Instituto Paulo Freire de Estudos Psicossociais (2001). Especialista em Computação pela Universidade Federal do Ceará (1988). Graduado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1975). Formação em Dinâmica Energética do Psiquismo DEP (2005 2008). Professor de Cursos de Pós-graduação (MBA e Especialização) da UFC, UECE, UVA e UNIFOR. Estudioso e pesquisador da Teoria da Complexidade (Caos, Fractais, Catástrofes e Lógica Fuzzy) aplicada às Organizações, à Estratégia, à Gestão, à Educação e ao Ócio

Robinson dos Santos
Graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1998). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2001), com bolsa concedida pela CAPES. Doutor em Filosofia pela Universidade de Kassel - Alemanha (2007), com bolsa concedida pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austausch Dienst - DAAD). Professor no Departamento de Filosofia e no Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Thiago Mota Fontenele e Silva
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Diploma triplo de Mestrado em Filosofia outorgado conjuntamente pela Université de Toulouse II - Le Mirail, França, pela Université Catholique de Louvain, Bélgica, e pela Ruhr-Universität Bochum, Alemanha (2009). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará (2007). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Bacharelado em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2004)

 



Ágoras - Revista Científica do G-TEIA / ISSN 2238-4324