Histórico do periódico

Ágoras - Revista Científica do G-TEIA é um periódico semestral, fundado em 2012, editado pelo Grupo Transdisciplinar de Estudos Interinstitucionais (G-TEIA), programa criado em 2010 e cadastrado, origianalmente, na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), sob o código DD.2010.PG.0749. Posteriormente, o grupo adquiriu status de grupo de pesquisa, sendo cadastrado no Diretório Geral de Pesquisas (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e certificado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

A diagramação do primeiro número da revista foi concluída em 13 de maio de 2012, data na qual foi lançado o primeiro número do periódico, embora divulgado oficialmente para a comunidade acadêmica durante a programação da Semana do Direito da UFC (de 14 a 18 de maio de 2012), evento tradicionalmente organizado pelo Centro Acadêmico Clóvis Beviláqua (CACB).

Aberta à colaboração de todos os interessados, de diversas instituições de ensino superior, a revista aceita artigos e ensaios de pesquisadores, professores e estudantes de todas as áreas de conhecimento, favorecendo, assim, a pesquisa transdisciplinar, bem como a interação entre as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O projeto de criação deste periódico surgiu da necessidade de dar divulgação à produção acadêmica do G-TEIA, além de posibilitar estreitamento dos laços e estabelecimento de parcerias com outros pesquisadores, de instituições nacionais e estrangeiras.

A revista espera receber a colaboração valiosa de todos(as) aqueles(as) que tenham interesse e desenvolvam trabalhos na área da pesquisa transdisciplinar e suas práticas, através de artigos e ensaios inéditos, os quais serão avaliados por dois pareceristas externos ad hoc, com titulação mínima de mestres.

Na avaliação dos artigos, a revista adota o sistema do "duplo cego" (double blind review).

A linha editorial do periódico está definida pelas próprias áreas de investigação do grupo que a criou, cuja página pode ser acessada no endereço www.gteia.ufc.br, mas aceitamos artigos que explorem outras temáticas e colaborem para pesquisas avançadas e inovadoras em seu próprio setor de estudos.

Portanto, serão muito bem vindas as contribuições de colegas pesquisadores da filosofia, do direito, da educação, da psicologia e das demais áreas das ciências humanas e sociais. A estas, também podem agregar-se as reflexões de outros colegas das ciências naturais, desde que mais abertas ao salutar diálogo entre os saberes.

Ágoras - Revista Científica do G-TEIA / ISSN 2238-4324